Imagem capa - Teste do Pézinho  por Lanne Prata
Cuidados com o bebê

Teste do Pézinho

       Oi, gente! Tudo bom com vocês? Hoje quero abordar um tema de extrema importância para nossos recém nascidos: o Teste do Pézinho. O exame popularmente chamado de “teste do pézinho”, é cientificamente conhecido como “Teste de Guthrie”, em homenagem ao médico Robert Guthrie, pioneiro em testes precoces, principalmente nos casos de Oligofrenia Difenilpiruvínica (Déficit de Inteligência). O Teste do Pézinho é um exame realizado após a coleta de sangue, do calcanhar do bebê, permitindo, assim, a descoberta de doenças metabólicas ou genéticas das quais podem desencadear deficiências cognitivas e comprometer a qualidade de vida da criança.

        O Teste do Pézinho é realizado após 48 horas do nascimento da criança até o 5° dia de vida. É importante destacar que nas primeiras horas não é possível detectar nada da criança, então eles estipulam dois dias para a realização do exame. O Sistema Nacional de Saúde (SUS) disponibiliza o teste, entretanto, alguns hospitais particulares oferece versões mais completas. Podendo ser detectado 50 tipos de doenças (das genéticas metabólicas, até as infecciosas como a toxoplasmose congênita).

      A coleta de sangue não gera nenhum tipo de efeito colateral ao bebê e em alguns casos, o hospital ou laboratório pode solicitar a repetição do teste para a confirmação de algum diagnóstico. Caso o teste dê positivo para alguma doença, aconselha-se a família como proceder com o tratamento e cuidados.